quinta-feira, 14 de junho de 2012

Desliga! - Gênero: Terror?

Criei uma lista pessoal com 10 filmes de Terror que têm, na verdade, por fim (alguns), até um tom cômico. A maioria que escolhi foram clássicos ou, simplesmente, filmes lançados antes dos anos 2000, mas isso não quer dizer que acho que os filmes de terror de hoje em dia são melhores, apenas que consigo tirar deles uma ou outra cena mais proveitosa, ou apenas uma atuação que salve o filme da desgraça completa. Portanto, minha dica aqui é: Mantenham-se longe dos filmes abaixo!


A Ilha dos mortos


Em um dia frio, estava eu em casa, com alguns amigos, quando resolvemos alugar um filme. Como eu estava com preguiça, deixei que dois amigos fossem até a locadora sozinhos, mas deixei claro para que trouxessem um filme de zumbi. Amaldiçoo essa escolha até hoje!
Em "A ilha dos mortos", o mundo foi atingido pelo apocalipse zumbi (cujo motivo para isso, nesse filme, não descobri até hoje) e um grupo de mercenários se dirige para uma ilha, aparentemente segura, mas onde, além de alguns zumbis, encontram uma rixa familiar que tira a paz dos habitantes humanos da ilha. Uma família acredita poder domesticar os zumbis, ensinando-lhes a comer animais ao invés de pessoas, enquanto a outra é a favor do extermínio dos mortos vivos. Sem mais.
Eu não sei se a intenção desse filme era ser cômico, mas, se sim, conseguiu. Porque a única coisa que fiz durante os 90 min foi reclamar e, algumas vezes, gargalhar de má vontade.




House of Dead


Esta película, é uma adaptação de um famoso jogo de vídeo game para as telonas, mas não se deixem impressionar pelo cartaz. Não é sem motivos que até os fãs do jogo consideraram esse um dos piores filmes de zumbi dos cinemas, já que os críticos famosos ainda se perguntam como alguém teve coragem de desembolsar algum dinheiro para produzir esse desastre cinematográfico.
Nesse filme, após chegarem em uma ilha, onde iriam para uma festa, um grupo de jovens dão de cara com centenas de zumbis, fora o habitual grupo de sobreviventes. Do nada, eles se armam até os dentes, com um arsenal digno de guerra civil e começam a detonar os zumbis, mesclando cenas de filme e de vídeo game que dá um ar ainda mais podre ao filme. O pior é que, o grupo de jovens (até então, idiotas), se revela um grupo de exímios atiradores, com mira tão perfeita quanto a dos atiradores de elite do FBI. Isso, fora o fato de todos eles serem tão bons lutadores quanto Jet Li, Jack Chan, Stalone e Van Dame. Juntos! Não posso me esquecer de citar os efeitos "Matrix" em algumas das cenas de luta.
Conclusão final: Poderia ser divertido, se não fosse tão... Estranho.


HellRaiser


Um amigo baixou a coletânea "HellRaiser" e juntamos uma galera para assistir. Eu desisti antes do final do primeiro filme, alguns também dispersaram pelo caminho e esse meu amigo foi o único que assistiu até o último. Só não sei de que argumentos usou para se convencer de que eram bons filmes.
O filme começa com a compra de uma relíquia estranha que, em troca da alma de quem a usa, promete abrir um portal para um reino de puro prazer. Porém, essa região é habitada por seres estranhos, deformados e vestidos de couro preto da cabeça aos pés, que, na verdade, sentem prazer em causar dor. Até aí, tudo bem, se não fossem os efeitos (que até perdoo pelo filme ser antigo, mas que não justifica os defeitos do filme) e os ganchos e correntes bizarros que saem desse lugar para buscar as pessoas.
Pelo pouco que vi dos outros filmes - resolvi dar uma chance depois -, além dos citados acima, ainda encontramos bichos ainda mais estranhos e, sinceramente, percebi que o tempo não fez bem nenhum para as continuações.


Exorcista - O Herege


Anos depois de assistir o "primeiro" filme da série "O Exorcista", aquele da menina que vomita verde e gira a cabeça, ainda sem me esquecer dos seis meses que tinha demorado até conseguir tirar o filme anterior da cabeça, com todo o meu medo e unhas para roer, fui assistir a essa película. E a coisa só piorou quando descobri que teria mais uma encontro com a tal Regan. Só quando o filme terminou é que percebi o quanto tinha sofrido por antecipação e desnecessariamente.
"O Herege" se passa quatro anos após "O Exorcista" e, basicamente, explica detalhadamente a origem do demônio que me apavorou por meio ano. Sem lembranças do que ocorreu consigo mesma, Regan começa a ouvir vozes e a ter alguns delírios, o que a leva a procurar ajuda médica. Outro padre se envolve no caso e, então, descobre-se que a garota ainda está possuída. A partir daí, o tal padre vai em busca de outra pessoa, que já tinha sido possuída pelo mesmo demônio, para salvar a garota.
Esse filme não tem toque de terror, suspense, nada. É paradão e apenas nos deixam a espera do momento em que veremos o horror do filme anterior. Momento esse, que não chega nunca.


Sinais do Mal


Este, é um filme tão ruim e estranho, que temos dificuldade de achar informações sobre ele no Google.
"Sinais do medo", conta a história de quatro presidiários, presos na mesma cela, que encontram um livro, misteriosamente escondido atrás de uma pedra, que se solta de uma maneira ainda mais misteriosa da parede. O livro é um diário de um antigo preso que contém dicas de como realizar magia para se tornar livre. Sob a lenda de que tal prisioneiro sumiu misteriosamente da cela e nunca mais foi visto, os então donos do livro, começam a praticá-lo. Porém, no decorrer do filme, eles descobrem que a maneira como o outro prisioneiro desapareceu não foi nem um pouco como imaginavam.
Cenas e soluções bizarras, é o que tem nesse filme.  Jamais me esquecerei da primeira cena onde o livro prega a sua própria filosofia: "Faça comigo, que eu faço o mesmo com você"; mas eu assisti esse há tanto tempo, que não consigo me lembrar se reclamei ou se ri em tal momento. Não posso me esquecer também, da cena final, sem dúvidas uma das mais estranhas, depois de uma "quase um Benjamim Button", que ocorre lá por, mais ou menos, uns 45 mim de filme.


Brutal


Esse é um filme de assassino em série, cujo o fetiche do matador é atacar lojas de conveniências. Já começa errado por aí... O assassino, além desse hábito estranho, conserva a mania de cometer suas atrocidade em frente à câmeras de segurança e depois levar para si as filmagens, como troféus pessoais.
O dono da loja que é atacada nesse filme, acreditando que a sua está protegida desses ataques, convida seus amigos para uma noite de poker, mas, antes do jogo começar, eles conversam descontraidamente sobre o modo como matariam o serial, caso tivessem a oportunidade. Não preciso nem dizer que as vítimas morrem do modo como disseram que matariam, não é? E nem que, sendo assim, o assassino está entre eles (coisa que os personagens descobrem apenas ao finzinho do filme), não é?
Essa película traz as mesmas discussões nas quais entramos quando assistimos a filmes de seriais killers, ou seja, porque as vítimas são tão burras? A única diferença desse para Jason, Freddy, Michael Myers e companhia, é que, em cenas, parece que esse assassino tem o mesmo nível de inteligência de suas vítimas.
Ainda me pergunto como uma loja de bebidas pode, interiormente, se tornar o castelo do Drácula (pois nem mesmo o dono da loja parece conhecer o que há detrás das portas), simplesmente, porque há um assassino dentro dela...


A Mulher de Preto


O eterno Harry Potter, interpreta um jovem, enviado a uma cidadezinha estranha para regularizar os documentos de um cliente falecido, relacionado à uma mansão. Chegando lá, ele descobre que os moradores não apreciam forasteiros e que, um mistério está instalado na cidade, envolvendo a morte, de modo sinistro, de várias criancinha. Obviamente, quando ele chega, essas mortes recomeçam, levando os moradores ao desespero. Além disso, o jovem advogado começa a ter algumas visões com uma mulher vestida de preto (daí o nome do filme).
O cenário do filme, sinceramente, foi o que mais me causou apreensão, visto que o enredo e diálogos (há um momento em que o filme chega a ficar cerca de uns 10 min no mais absoluto silêncio). No decorrer do filme, Arthur ( Daniel Radcliffe), descobre que a mulher de preto é uma antiga moradora rejeitada e em busca de vingança e decide, apesar dos apelos para que ele vá embora, livrar a pequena cidade desse mal.
Confesso que, se não fosse a atuação visivelmente forçada do ator e ao final sem nexo, por alguns outros pontos, eu até consideraria em tirar esse filme dessa lista.


1408


O filme, a única adaptação que considero não ter feito jus a uma obra do mestre Stephen King, é pavoroso de tanta informação.
Um escritor, obcecado pelo sobrenatural, vai até um hotel em busca de um quarto, aparentemente, assombrado, e onde, mesmo depois de avisado para não entrar no cômodo, ele passa por experiências nada agradáveis. 
Não há terror nenhum no filme. O único motivo pelo qual assisti até o final, foi para descobrir se o que acontece é mesmo real ou se é tudo uma ilusão ( x, tanto do filme quanto do livro). Quanto às mortes que ocorrem no quarto, só digo que realmente preferiria se fossem causadas por espíritos malignos.
O mistério fica apenas sobre todas as insinuações feitas durante o filme acerca do número 13.


A Bruxa de Blair 


Tanto o 1 quanto o 2, ambos os filmes considero uma droga. Os filmes vieram com a promessa de assustar quem assistia, mas eu, pessoalmente, não tive emoção alguma, para o positivo ou para o negativo.
Os filmes foram lançados em forma de documentário, o que alguns cineastas juram que causa mais terror. O primeiro, ainda, lançou algumas cenas na internet, antes de chegar ao cinema, para que os bobões de plantão assistissem e saíssem da sessão do filme horrorizados. Coisa que funcionou com muita gente. 
Porém, na minha opinião, "A Bruxa de Blair" não passa de uma produção que tentou se lançar a qualquer custo ou, ainda, a custo da ingenuidade de quem acredita que todos os filmes ditos serem baseados em fatos reais, realmente são.
Meleca saindo do nariz e gritaria a parte, embora eu não considere terror nenhum nesses dois filmes, parabenizo a produção que, mesmo com baixo custo, conseguiu atingir seu objetivo. Muita gente não sabe, mas apesar da história não ser real, o filme 1 realmente foi gravado de modo que parecesse real: os atores não eram avisados de muita coisa que iria acontecer, o que deixou as filmagens com uma ar mais verídico e sombrio. Porém, para provar a precariedade do filme, o filme 2 não fez metade do sucesso esperado, embora, por curiosidade, muita gente tivesse assistido.


Contatos de 4º grau


Devido a meu pânico natural por et's, demorei muito tempo para assistir esse filme, até que, um dia, sobre pura insistência, resolvi ceder.
Confesso, em algumas partes fiquei muito apreensiva, mas porque eu realmente acreditava que fosse me deparar com a cara de algum ser extraterrestre na cena. Mas esperei ver isso até o final do filme e não aconteceu.
Outro que apostou no "baseado em fatos reais", esse filme foi ainda mais longe que os outros ao, no início, mostrar a Milla Jovovich se apresentando e advertindo sobre o horror que era o filme e afirmando sobre a veracidade do tal. Na película, ela interpreta uma psiquiatra que investiga casos de abduções alienígenas.
Mesclando as cenas ficcionais com as supostas cenas reais, o filme não se preocupa (e parece se esquecer) que sabemos que se trata apenas de uma mentira. O que quero dizer com isso é que, a partir do momento em que decidiu apostar em trazer imagens que afirmaria como reais, poderiam ter, ao menos, treinado os atores que interpretaram as partes verídicas do filme para que seus depoimentos revelassem o trauma que tentavam expor. E, P.S , com que calma você ligaria para a polícia, caso sua casa estivesse sob uma nave alienígena? Creio eu, que não seria a mesma calma que os supostos abduzidos apresentavam no filme.
Fora esses pequenos detalhes, "Contatos de 4º grau" tem sim, seu momento pânico para os mais medrosos, por isso, o elegi o menos pior dessa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário