terça-feira, 12 de junho de 2012

Gênero: Fantasia

Estou aqui, gripada/rinite, embaixo do meu edredom e curtindo o Dia dos Namorados na melhor companhia e com o melhor programa: eu e os filmes. 
Viciada como sou e atoa como estou, resolvi fazer uma lista com dos 10 melhores, na minha opinião, do gênero fantasia/aventura.


1º: O Senhor dos Anéis - Trilogia.


Sou excepcionalmente fã da trilogia e, se não fosse os olhos do mundo, eu seria totalmente suspeita para falar, mas a verdade é que considero esses 3, os melhores filmes de todos os tempos! Juntos, os três filmes arrecadaram 17 estatuetas do Oscar, prêmio principal do cinema mundial. Só o 3º filme, "O Retorno do
Rei", arrecadou 11 dessas estatuetas, igualando-se à "Titanic" e "Ben-Hur", e faturou mais de 1 bilhão de dólares com sua bilheteria mundial. Apesar dos números, o meu preferido da trilogia é o segundo filme, "As Duas Torres", o que menos estatuetas concorreu e arrecadou.
A trilogia, baseada na obra de J.R.R Tolkien, é uma das, se não A, mais importante e famosa da história do cinema e, para mim, o filme que foi mais fielmente adaptado do livro no qual se baseou. Já perdi a conta de quantas vezes assisti à saga do Frodo e do Anel. Vale à pena!




2º: Avatar


Até hoje não consegui entender porque Avatar não levou a estatueta de melhor filme. Gostos a parte, não é muito difícil perceber e reconhecer que esse é um filme fantástico e, para mim, o melhor entre os que disputavam a categoria principal do Oscar 2010. Esse é, atualmente, o filme original (que não é adaptação ou sequência) de maior bilheteria da história, superando, inclusive, "Titanic", também do diretor James Cameron. Avatar tem um apelo social/ecológico muito interessante, que se trata de uma maneira singular. Não esqueçamos também, do romance entre Neitiri e e Jake, que, em partes, torna o filme ainda mais emocionante. Confiram!



3º: Anjos da Noite


Diferente do que usei em "Senhor dos Anéis", não defini essa sequência pelo número porque, assim como tantos outros, acho que já deveriam ter colocado um ponto final nessa história. O modo como Underworld trata a épica rivalidade entre vampiros e lobisomens foi, para mim, interessante, desde quando coincidentemente, assisti o primeiro filme pela primeira vez. Acho os efeitos muito bons, principalmente os dos lycans, e o enredo (pelo menos o que entrelaça os três primeiros filmes) bastante interessante. Assisti o 4º filme recentemente, o que só me fez perceber que mantenho firme minha opinião de que, quando resolvem, em um filme que não é o primeiro, contar a história de como tudo realmente começou, o que , nesse caso, acontece no terceiro filme, "Rise of Lycans", a história deve terminar por ali. Portanto, minha dica é: descartem "Awakening" e assistam somente até o filme 3!



4º: Piratas do Caribe 


Não vou definir pela quantidade da sequência, exatamente pelo mesmo motivo de "Anjos da Noite", mas, nesse caso, sou ainda mais crítica ao afirmar que o filme deveria ter parado em "O Baú da Morte". Acho o terceiro filme da saga um pouco sem contexto e com um enredo um tanto... Confuso, mas, ainda assim, consegui gostar bem mais do que "Navegando em Águas misteriosas", o último até então. Porém, quem  não morreu de rir pelos trejeitos do capitão do Pérola Negra, ou não quis ser pirata, pelo menos uma vez, depois de ter assistido aos filmes? De sequências inspiradas em um brinquedo do parque Disney World, Piratas do Caribe, sem exagero, foi um filme que deu certo e surpreendeu o mundo.
Sinceramente, quando assisti a "No fim do Mundo", 3º da saga, acreditei que o sucesso era devido, apenas, ao talento inegável do Johnny Deep, que brilha e fez todo mundo se apaixonar pelo Jack Sparrow, desde o primeiro filme, "No Baú da morte". Sou bem sincera quando digo que só assisti o filme 1 por causa do Orlando Bloom, meu eterno Legolas, mas que depois considerei o papel dele e da Keira Knightley descartável, a partir do segundo filme. Então, só digo uma coisa, quando imagino que ainda querem dar mais sequência à saga: Fãs, rezem para que o Johnny não se canse do Sparrow.



5º: Labirinto do Fauno


Filme espanhol? Que estranho... - Essa foi minha primeira reação ao me deparar com "Labirinto do Fauno". Comecei a assistir o filme cheia de preconceitos, devido a meus olhares geralmente voltados para os cinemas americano e inglês. Mas quando terminei de assistir, percebi o quanto tinha sido boba. 
Cheio de criaturas macabramente estranhas, o filme narra uma história sobre contos de fadas, e ensina um pouco sobre acreditar, perseverança e, no meio de tantas outras coisas, que regras foram feitas para serem seguidas. Esse filme faturou três estatuetas do Oscar e o que mais me atrai nele é o modo como interpõe fantasia e realidade. Assistam!



6º: Harry Potter


O bruxo mais famoso do mundo, é como conhecemos o bruxinho órfão que se descobriu salvador do mundo mágico e também do mundo real. Assim como "O Senhor dos Anéis", Harry Potter é uma adaptação de livros que deu certo, e que se transformou em oito filmes. Só não entendo porque as pessoas ainda insistem em comparar esses filmes, se Tolkien e Rowling criaram duas atmosferas tão distintas. E porque o filme se chama Harry Potter quando, a meu ver, a única coisa que o protagonista faz é emprestar a testa para a cicatriz, tendo em vista que o Ron fica com a parte comédia e a Hermione com os feitiços.
Pessoalmente, não sou fã da saga, o que não quer dizer que não acompanhei meus amigos na estréia de todos os filmes, mas tenho o meu preferido: "O cálice de Fogo, quarto filme da saga.
Apesar do universo magicamente inspirador e curioso que vemos nos filmes, acho que há uma tremenda falta de continuação entre alguns filmes (por isso penso que os roteiristas fizeram os filmes acreditando que a parte do mundo via nas telonas o que já tinha lido nos livros), alguns fatos pequenos, mas incômodos para quem ia ver os filmes esperando encontrar exatamente o que tinha lido. Isso, sem contar que não se importaram em mudar a veracidade de alguns acontecimentos. Mas, ainda assim, considero a sequência de maior bilheteria mundial, uma saga de bons filmes. Assistam!



7º: Star Trek


Outro que assisti por acaso, mas que acabou me conquistando. Brasileiramente conhecido como "Jornada nas Estrelas", até assistir a esse filme, eu considerava que esse e Star Wars eram exatamente a mesma coisa, ou seja, comecei a assistir esse filme esperando ver Jedi.
Essa versão, 2009, foi dirigida por J.J Abrams, conhecido por seu trabalho em "Lost", "Fringe", "Alias" e outras séries e foi aclamado pela crítica mundial. 
Star Trek levou um tempo consideravelmente longo, de 2005 a 2008, para ficar pronto para as telonas e foi o Star Trek de maior bilheteria e, junto a isso, foi o único da franquia a receber um Oscar. Gosto e indico.



8º: Peixe Grande


Me indicaram esse filme há anos atrás e demorei mais do que pretendia até assisti-lo. 
É um filme Tim Burton, um dos mestres atuais da fantasia, não recebeu nenhum Oscar (apesar de uma indicação) e não tem nenhum recorde de bilheteria, portanto é um filme simples, mas o que diferiu para mim, foi que realmente senti como se estivesse deitada sob as cobertas, escutando uma história que meu pai lia para mim, mais ou menos como acontece no filme. 
Peixe Grande é um filme longo, mas que, ao final, nos ensina que a mágica do mundo está realmente nos olhos de quem vê. Vale a pena!



9º: A Dama na Água


Considero esse um filme complicado, difícil de gostar, porque, ao mesmo tempo em que tudo acontece, nada acontece. É satisfatório e, ao final, frustrante, e acho que é um filme que me agrada justamente por essa indefinição.
M. Night Shyamalan, a quem nomeio o mestre do suspense (sim, Stephen King eu considero o mestre do terror), é quem está na direção desse filme um tanto complexo, que narra um conto de ninar que o diretor costumava contar a seus próprios filhos.
As críticas contra - isso mesmo - o filme foram as piores possíveis, principalmente por causa do cenário (nisso tenho que concordar) e essa película marcou a pior bilheteria da carreira do diretor, conhecido mundialmente pelos filmes "O sexto sentido" e - me arrepiando em 3...2...1... - "Sinais". Porém, como gosto é gosto, digo para assistirem sem preconceito.



10º: Willow - Na Terra da magia

                               

Esse foi um filme bem antigo, que animou minha Sessão da Tarde e o meu Cinema em Casa durante boa parte da minha infância. O filme originou dois jogos de video game e, aqui no Brasil, os personagens chegaram a ser impressos nas caixas de Toddynho.
O que no começo parece uma tarefa "simples" se torna praticamente uma odisséia. O filme é de 1988, por isso, não esperem muito dos efeitos especiais, apesar de bons, mas se abrirem o coração, vão ver a magia gracinha que esse filme tem. Confiram!


  • Certamente, alguns notarão a ausência de filmes famosos e até importantes para a história do cinema, como As Crônicas de Nárnia, Alice no País das Maravilhas (que detestei) e A Bússola de Ouro, mas esses, certamente, não ocupam boa posição em minha lista pessoal.
  • Vale lembrar, que o que vocês leram aqui foi minha opinião, então será completamente normal discordarem de tudo.

Então, fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário