sábado, 16 de junho de 2012

Lobisomens

Fiz uma pequena lista com cinco filmes sobre lobisomens. Quero ressaltar que esses são filmes sobre lobisomens, ou seja, que têm esses como personagem principal e não como antagonistas da história ou coadjuvantes de películas sobre vampiros. Acho que notarão a falta de alguns filmes, especialmente clássicos, mas aqui estão todos os que eu assisti e, por isso, posso expor minha opinião a respeito.
Só para deixar claro, os filmes abaixo estão em ordem totalmente aleatória.


Anjos da Noite - A Rebelião


Desde o primeiro filme da saga, sempre gostei mais dos lycans do que dos vampiros, principalmente por causa dos efeitos especiais sobre eles, que, na minha opinião, superam o de quase se não todos todos os outros filmes. Portanto, fiquei muito satisfeita quando resolveram deixar os vampiros um pouco de lado e focar nos lobisomens, o que aconteceu nessa película, a terceira da saga.
Nesse filme, vemos a explicação de como surgiram os lobisomens híbridos, visto que, antes, eles usavam a denominação "lycan" para se referir àqueles que eram grandes lobos, com habilidades acima do normal, mas que não se transmorfavam. E, além disso, nos deparamos com o primeiro relacionamento vampiro x lobisomem da saga, que, até então, só tinha sido visto entre a doppelganger Selene e Michael, e que, no fim, meio que explica o 'amor' paterno de Viktor por Selene, entre outros quebra cabeças.
Resumindo, "Anjos da Noite 3" é um verdadeiro quebra enigmas para os dois primeiros filmes da saga, onde nos deparamos com um verdadeiro exército licantropo, à procura de, nada mais, nada menos, que vingança.


A Garota da Capa Vermelha


Uma versão atualizada do clássico conto "Chapeuzinho Vermelho" e, na minha opinião, muito bem contada por sinal. 
Em um filme sexy, misterioso e, por vezes, sombrio, vemos Valerie, uma mocinha não tão indefesa, vivendo em um vilarejo dominado pelo medo da criatura da noite. Da mesma diretora de "Crepúsculo", digo que ela acertou aqui tudo o que errou lá. O filme tem aquele tom adolescente do momento, o triângulo amoroso, mas isso não dos desvia do ponto principal da história, ou seja, a pegada do filme não está em quem a garota vai escolher, mas nas decisões que toma a respeito de si mesma, obviamente, envolvendo o tal lobisomem. O diferencial desse filme, é que ele nos dá todas as pistas sobre quem é o homem-lobo, mas, mesmo assim, surpreende nossas deduções ao final.
Diferente de em "Anjos da Noite", quando transmorfado, vemos o lobisomem com uma aparência mais animal do que humana, que vem sendo adotada desde a saga de Edward e Bella, agora também, Cullen, mas não de forma tão amistosa quanto vemos na saga "Crepúsculo", o que impede que o lobisomem perca aquele ar sanguinário que estamos acostumados a ver nos bons filmes.


Lua Negra


De todos os filmes sobre lobisomens, na história de filmes sobre lobisomens, esse é o meu preferido. Quando eu era pequena, passava de madrugada na Globo e, mesmo morrendo de medo, eu sempre assistia.
Em uma história tensa e muito coesa, essa película conta a história do terror que um homem, tocado pela maldição da lua, traz para a vida de sua irmã quando decide visitá-la.
Uma das partes mais legais do filme é a importância que dão ao Thor, cachorro da família, que percebe por seus instintos animais a presença de outro animal em seu território e no modo como se foca em proteger sua família, especialmente seu pequeno dono. Há momentos no filme em que vemos tudo pelo ponto de vista de Thor e, acreditem, isso é passado de uma forma incrível. Inclusive, no final do filme.
O filme não é recente, é de 1996, mas, ainda assim, os efeitos superam os de muitos filmes mais contemporâneos.


Assitam ao trailer:




                          Amaldiçoados


De todo, esse não é um filme ruim, mas também não é um que eu indicaria caso alguém me pedisse. O roteiro não é dos piores, mas, nos momentos em que aposta no suspense, o filme acaba se tornando engraçado (como no momento em que a protagonista, interpretada por Christina Ricci tenta tocar em um objeto de prata para saber se está ou não amaldiçoada). Quando assisti, estava até engolindo bem até o momento em que um lobisomem mostra o dedo do meio e grita "liar" (mentiroso). Sim, isso realmente acontece.
Os efeitos não são ruins, mas digo para assistirem quando estiverem com tempo e sem muitos outros filmes na lista porque, realmente, ver ou não, não fará diferença alguma.


O Lobisomem


Outro que eu não indicaria, mas porque realmente não gostei.
Refilmando de um clássico de 1941, considero esse filme decepcionante. Não gostei do efeito humanoide que puseram no lobisomem e achei o papel da Emily Blunt completamente vago e descartável. Sinceramente, esperava que nomes como Anthony Hopkins e Benicio del Toro trouxessem mais energia ao filme. Inclusive, acho que as aparições do lobisomem meio que atrapalhou a atuação dos dois.
Não vá assistir a esse filme esperando o lobisomem clássico que geralmente aparece nos filmes mais sombrios, porque esse não tira a roupa e não tem nem o focinho de lobo. O suspense e terror prometidos não trazem nem um pouco de medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário